sexta-feira, 12 de março de 2010

Comentários do autor

Breves comentários sobre a semana que termina

O primeiro comentário é para lamentar a tragédia familiar e homenagear a memória do cartunista Glauco, assassinado juntamente com um filho de 25 anos, em sua própria casa, tentando defender sua esposa e outros filhos das ameaças de um usuário de drogas que costumava frequentar os cultos do Santo Daime que Glauco promovia em sua chácara, em Osasco. 

O segundo comentário é para comemorar a decisão do Ministro Juca Ferreira de solicitar a suspensão da sua filiação ao PV por um ano. Apesar da justificativa inverídica, de que estaria se afastando do PV por discordar de uma suposta aliança com o PSDB e o DEM, que não existe, seu afastamento é positivo, pois encerra um conflito interno que estava prejudicando a pré-candidata Marina Silva. A verdade é que Juca Ferreira não quer se desligar dos cargos ocupados no Governo Federal e no Governo Jaques Wagner, na Bahia. Para manter os cargos, precisa apoiar Dilma e a re-eleição de Wagner contra as candidaturas próprias do seu partido, o PV. Então, precisou inventar uma falsa divergência para justificar sua escolha. Acabou se antecipando aos fatos, pois o descontentamento do PV em relação ao seu comportamento era tanto que as propostas para sua expulsão estavam se acumulando na direção partidária.

O terceiro comentário é para louvar a recente disposição do Senador Cristovam Buarque (PDT) em colocar seu nome para uma possível candidatura de unidade das esquerdas contra a candidatura de Joaquim Roriz (PSC) ao Governo do DF. Isto ocorreu numa segunda reunião entre PDT, PSB, PCdoB, PPS, PMDB e PV. Cristovam vinha recusando a tarefa e declarando sua disposição apenas para uma eventual re-eleição ao Senado. Apesar do envolvimento direto de parlamentares e dirigentes do PPS e do PMDB no esquema de corrupção denunciado pela operação Caixa de Pandora, a convergência desses partidos no sentido de oferecer uma alternativa política ao DF que não seja a volta de Roriz merece ser acompanhada. Espero que não estejam apenas "valorizando o passe" para depois se colocarem como caudatários do PT, como sempre ocorreu no passado recente.

Juarez de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário