sábado, 3 de setembro de 2011

Proposta de Programa para o Movimento

21 propostas por uma nova forma de fazer política

1. Defender e experimentar uma democracia radical e de alta intensidade.

2. Defender uma cultura de paz, a não-violência ativa e adotar formas negociadas de gestão de conflitos.

3. Defender um modelo de desenvolvimento socialmente includente e ambientalmente sustentável.

4. Defender o desenvolvimento de uma economia verde, com investimentos, pesquisa, inovação e geração de novos empregos em atividades sustentáveis.

5. Defender os empregos, o poder de compra dos salários, o acesso à renda mínima, o direito ao consumo responsável e consciente, como forma de manutenção de um mercado interno em crescimento.

6. Defender a inclusão produtiva como principal forma de combate à pobreza, pela via do empreendedorismo, do microcrédito assistido, do fortalecimento da economia solidária e do comércio justo.

7. Defender políticas públicas de fortalecimento das micro e pequenas empresas, gerando mais postos de trabalho e distribuindo melhor a riqueza.

8. Defender o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, com ênfase nas tecnologias sociais, buscando fortalecer uma industrialização com forte conteúdo nacional e a transição da produção de bens primários para a produção de bens de alto valor agregado.

9. Defender o desenvolvimento da economia criativa, fortalecendo as atividades econômicas baseadas na produção de bens culturais e simbólicos.

10. Defender uma reforma fiscal baseada na adoção de um imposto único e uma reforma trabalhista baseada na desoneração dos contratos de trabalho, combatendo a informalidade e a sonegação de impostos.

11. Defender o controle social sobre o Estado, a transparência e visibilidade na gestão dos recursos públicos e combater todas as formas de corrupção.

12. Defender a expansão do uso de energias limpas, a eficiência energética, a transição para uma sociedade menos dependente dos combustíveis fósseis e combater o aquecimento global.

13. Defender o cancelamento do uso da energia nuclear.

14. Defender a preservação das florestas e o uso sustentável dos recursos florestais.

15. Defender o uso sustentável dos recursos hídricos.

16. Defender a agroecologia, a segurança alimentar, a produção sustentável de alimentos de qualidade.

17. Defender o direito à moradia digna, com qualidade de vida, segurança e acesso aos serviços públicos essenciais.

18. Defender o direito à mobilidade urbana, com respeito prioritário aos pedestres e com incentivo ao transporte coletivo e às formas não-poluentes de locomoção, em detrimento dos veículos automotivos de passeio.

19. Defender o acesso a serviços públicos de educação e saúde, com qualidade, como direitos fundamentais de cidadania.

20. Defender a liberdade de expressão, organização, participação e combater todas as formas de discriminação e repressão tais como a censura, o racismo, o machismo, a homofobia, a intolerância religiosa e comportamentos similares.

21. Defender os grupos sociais mais vulneráveis e historicamente submetidos a formas de dominação, tais como: crianças, idosos, mulheres, negros, indígenas, homossexuais, portadores de necessidades especiais, pessoas em condição de pobreza, dentre outros.

Juarez de Paula

2 comentários:

  1. Defendo que se troque o verbo "DEFENDER", para que a proposta não fique defensiva; ou coisas do tipo "defendo e daí"; já basta o hino do meu Ceará Sporting Club para quem a glória do time é lutar. Joaquim Cartaxo

    ResponderExcluir
  2. ótimas propostas! principalmente quando se trata de desenvolvimento sustentável, desenvolvimento verde e meio ambiente. de uma opiniao em um de nossos temas. Muito sobre polica, reforma trabalhista e outros! http://migre.me/5FYaF

    ResponderExcluir