domingo, 20 de dezembro de 2009

Novas pesquisas eleitorais

Interpretando os números

O jornal O Estado de São Paulo divulgou, ontem, pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, sob encomenda da Revista Isto É. Na pesquisa, José Serra (PSDB) aparece com 39% das intenções de voto, Dilma Rousseff (PT) com 18%, Ciro Gomes (PSB) com 17% e Marina Silva (PV) com 13%. A pesquisa apurou também que 69% dos eleitores avalia positivamente o Governo Lula.

Podemos dizer que esta pesquisa coloca Marina Silva numa condição bastante favorável. É importante considerar que Serra já foi candidato a presidente, é governador do estado mais importante do país e é apoiado por um grande partido. Dilma é ministra, tem o apoio de Lula e do PT, além de contar com todo o peso da "máquina governamental". Ciro é o deputado federal mais votado do país e já foi candidato a presidente duas vezes. Portanto, Marina é a pré-candidata menos conhecida, com menor visibilidade e com menor estrutura de apoio. Mesmo assim, está próxima de Dilma e Ciro. É uma demonstração de grande potencialidade eleitoral.

O jornal Folha de São Paulo divulgou, hoje, uma nova pesquisa do Instituto Datafolha. Na pesquisa, Serra aparece com 37%, Dilma com 23%, Ciro com 13% e Marina com 8%. Esta pesquisa mostra que as candidaturas de Ciro e Marina são fundamentais para assegurar um segundo turno, pois do contrário, Serra venceria ainda no primeiro turno. Isso evidencia que a estratégia de polarização da campanha entre PT e PSDB desejada pelo Governo Lula pode ser um erro. A pesquisa mostra também que a taxa de rejeição dos pré-candidatos é relativamente a mesma: Dilma tem 21%, Serra tem 19%, Ciro tem 18% e Marina tem 17%. O maior diferencial está na taxa de conhecimento dos pré-candidatos. Serra tem 93%, Ciro tem 89%, Dilma tem 80% e Marina tem apenas 51%. Isso significa que, com a menor rejeição e sendo a menos conhecida, Marina é a que tem maior potencial de crescimento.

Juarez de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário