domingo, 20 de dezembro de 2009

PV realiza Convenção Nacional

Sob nova direção

O Partido Verde realizou sua Convenção Nacional na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, ontem, 19 de dezembro de 2009. O plenário foi ocupado pelos dirigentes nacionais e as galerias estavam completamente lotadas por militantes do PV, de vários municípios do estado, numa positiva demonstração da capacidade de mobilização do partido. Os trabalhos foram abertos às 10h, por Maurício Brusadin, presidente do PV/SP, enquanto José Luiz Penna, presidente nacional do PV e Marina Silva, senadora do PV, davam uma entrevista coletiva.

A Fundação Verde Herbert Daniel apresentou seu portal web - http://www.fvhd.org.br/, onde está aberto o processo de revisão do Programa do PV e de discussão do Programa Brasil Sustentável, para a campanha eleitoral de 2010. Também foi apresentado o instrumento de doação financeira on line disponível no portal web do PV - http://www.pv.org.br/.

Assumindo a coordenação dos trabalhos, o presidente José Luiz Penna apresentou para aprovação os nomes de dez novos integrantes da Direção Nacional, indicados pela senadora Marina Silva: Luciano Zica, João Paulo Capobianco, Bazileu Alves, Roberto Kishinami, Rubens Gomes - Rubão, Adriana Ramos, Marcos Novaes, Eduardo Jorge, José Paulo Teixeira e Juarez de Paula. Foram aprovados por aclamação.

A senadora Marina Silva foi convidada a falar. No seu discurso, elogiou a ousadia do PV em cogitar o lançamento de uma candidatura própria para a Presidência da República e a urgência em incluir o tema do desenvolvimento sustentável na agenda do país. Fez uma detalhada análise da participação brasileira na COP-15, destacando o papel extremamente relevante das organizações não-governamentais. Criticou duramente a postura da delegação oficial do governo brasileiro, que considerou amadorística e eleitoreira. Registrou a enorme frustração da opinião pública internacional diante do fracasso das negociações e da ausência de acordos relevantes. Finalmente, agradeceu o entusiasmo com que tem sido acolhida pelos militantes do PV em todos os municípios do país onde tem participado de atividades políticas e concluiu dizendo que "do jeito que as pessoas me olham por todo o lugar onde ando, sinto que vai dar namoro."

Convidado a falar, o deputado federal Fernando Gabeira chamou a atenção para os grandes desafios da campanha eleitoral de 2010. Colocou a necessidade de seguirmos adiante com a agenda de conquistas que a sociedade brasileira vem construindo desde a redemocratização do país. Falou da relevância de outros temas, como a economia, a ética na política, a educação, a segurança pública, mas que todos deveriam estar subordinados a uma visão de desenvolvimento sustentável. Concluiu afirmando a enorme potencialidade representada por Marina Silva diante de outros pré-candidatos inventados pelo marketing eleitoral e a grande oportunidade para o crescimento do PV e da discussão sobre a sustentabilidade global.

Depois, o empresário Guilherme Leal fez uso da palavra. Iniciou dizendo que era a primeira vez que se filiava a um partido político, por não ter conseguido ficar indiferente ao convite da senadora Marina Silva. Falou de toda a sua vida dedicada a construir uma empresa comprometida com a ética e a sustentabilidade ambiental e do desafio de assumir uma tarefa política.

Encerrando os trabalhos, o presidente José Luiz Penna convocou a todos para saírem em passeata até o Monumento dos Bandeirantes, em frente ao Parque do Ibirapuera, concluindo a Convenção Nacional com um ato público. A imprensa estimou a presença de 1,5 mil participantes.

Juarez de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário