terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Pesquisa CNI / IBOPE

Serra e Dilma oscilam em pesquisa; Ciro perde 4 pontos


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), oscilaram positivamente, dentro da margem de erro, na intenção de votos para presidente, de acordo com pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem.

Já o deputado federal Ciro Gomes (PSB) perdeu quatro pontos no cenário que hoje se mostra mais provável.

Serra foi de 35%, obtidos em setembro, para 38%, em novembro, enquanto Dilma passou de 15% para 17%. Ciro tinha 17% e ficou com 13% agora, enquanto Marina Silva (PV) oscilou de 8% para 6%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que deixa Ciro, por exemplo, no limite da margem.

A oscilação de Serra, segundo a CNI, foi ajudada pela exibição de comerciais de TV do PSDB em novembro. A pesquisa, feita de 26 a 30 de novembro e que ouviu 2.002 eleitores, foi realizada antes das inserções do PT em que Dilma aparece em destaque.

No cenário em que o candidato tucano é Aécio Neves, quem lidera é Ciro, com 26%. Dilma tem 20%, seguida pelo governador de Minas, com 14%, e Marina, com 9%.

A pesquisa também mostrou que Dilma ainda não é muito conhecida pela população. No levantamento, 32% declaram conhecer a ministra, o mesmo patamar do anterior. Esse desconhecimento contribui para um alto número de quem diz que não votaria na petista: o índice de rejeição é de 41%, contra 33% de Ciro e 29% de Serra.

O presidente Lula voltou aos níveis de popularidade anteriores à crise. Seu governo é avaliado como ótimo ou bom por 72%, e sua aprovação pessoal chega a 83%.

Folha de São Paulo – 08/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário