terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Artigo de Juarez de Paula

Algumas razões a favor da intervenção

Começa a ficar perceptível uma grande movimentação política contra a intervenção federal no DF. Esta movimentação unifica vários partidos, à direita e à esquerda. Muitos argumentam que a intervenção colocaria em risco a autonomia política do DF. Outros temem um interventor nomeado pelo Governo Federal, o que provocaria mudanças no cenário eleitoral em favor do PT. Há setores do PT que preferem deixar Paulo Octávio no governo, com o DEM "sangrando", para tirar proveito eleitoral, em detrimento da administração do DF e da sua população. Setores do DEM já perceberam a manobra e pretendem expulsar Paulo Octávio, exigir a saída de todos os membros do DEM que ocupam cargos no GDF e até dissolver o diretório distrital, de modo a se diferenciar do PT no tratamento dos responsáveis pelo seu "mensalão".

Paulo Octávio, numa situação de grande vulnerabilidade política, está tentando convencer diversos dirigentes partidários a comporem um governo de coalizão e promete encerrar sua carreira política sem disputar as eleições de 2010. Pediu que o secretariado coloque seus cargos à disposição, sinalizando a possibilidade de absorver indicações de outros partidos. Pediu também uma audiência com Lula para solicitar a colaboração do Governo Federal e convocou uma reunião com presidentes de partidos para depois do carnaval.

É impossível prever o que vai acontecer. Todavia, não tenho dúvidas de que a intervenção federal é a única possibilidade de colocar o GDF numa rota de reconstrução da moralidade política. A escolha de um interventor com imagem pública de compromisso com a ética e a honestidade, a exemplo de Sepúlveda Pertence ou de Sigmaringa Seixas, apenas para citar dois nomes que já foram lembrados, representaria, simbolicamente, a tomada de um novo caminho, uma nova direção, um recomeço. Aliás, o cinquentenário de Brasília é um momento oportuno para que se opere esta virada histórica.

Veja a íntegra do artigo na seção "Textos"

Um comentário:

  1. veja o grupo do facebook a favor da Intervenção no DF: http://www.facebook.com/group.php?gid=323592643214

    Por favor, divulguem!

    ResponderExcluir