quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pesquisa interna do PV

Orjan Olsen fará pesquisas para Marina Silva


A pré-candidata do PV a presidente, senadora Marina Silva (PV), fechou um pacote de pesquisas e acompanhamento diário (tracking) das intenções de voto com o pesquisador Orjan Olsen, da Analítica Consultoria.

Quem vai pagar por esse trabalho, que é caríssimo? Não está claro. Em tese, um conjunto de empresas simpatizantes da candidatura de Marina bancarão os serviços de Olsen. Entre essas empresas, até bancos entram na dança. Algumas empresas são do exterior.

Onde está a notícia? O fato de a falta de transparência e os vícios serem idênticos em todas as campanhas eleitorais, sejam do PT, do PSDB ou do PV. Muitos dos serviços prestados nunca aparecem de fato nas contabilidades dos candidatos. São realizados acordos de bastidores. Empresas pagam diretamente ao prestador de serviços. O eleitor não fica sabendo de nada.

Olsen já realizou uma primeira sondagem para Marina. Eis os resultados da pesquisa domiciliar em 156 cidades do país, de 23 a 27 de janeiro:

1. pesquisa estimulada direta - sem identificação dos candidatos, seus históricos e por quem são apoiados:
Serra – 38%
Dilma – 26%
Ciro – 11%
Marina – 7%

2. pesquisa estimulada - com identificação do histórico dos candidatos e por quem são apoiados (por exemplo, dizendo que Dilma é ministra do governo Lula e é a candidata apoiada por Lula ou que Marina Silva é do PV e defende a causa ambientalista)
Serra – 35%
Dilma – 30%
Ciro – 11%
Marina – 9%

Na sondagem sobre o segundo turno, os cenários Serra/ Dilma resultam em 48% para o tucano contra 32% da petista quando não há identificação dos candidatos. Quando ambos são identificados, o resultado muda para Serra com 44% X Dilma com 38%.

Em resumo, os resultados da pesquisa reservada de Marina Silva não diferem em essência de todas as outras pesquisas de opinião já divulgadas no país.

Blog do Fernando Rodrigues
http://uolpolitica.blog.uol.com.br/

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